Bem Vindo, visitante! [ Registe-se | Entrarrss |  tw

Comentários fechados em Deco quer que despesas de condomínio passem a ser dedutíveis no IRS

Deco quer que despesas de condomínio passem a ser dedutíveis no IRS

| Geral | 15/01/2016

A Deco vai apresentar uma reivindicação junto do Ministério das Finanças e dos grupos parlamentares para que os contribuintes possam deduzir no IRS as despesas de condomínio.

Em comunicado, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor defende que as despesas pagas por cada condómino com os serviços comuns correspondentes ao condomínio, como, por exemplo, a luz e a água do prédio, devem ser dedutíveis no IRS.

“Para a Deco, não há nenhuma dúvida, por uma questão de justiça tributária e defesa do princípio de igualdade, as despesas com os serviços comuns do condomínio, à semelhança das restantes despesas, devem ser dedutíveis na declaração de IRS de cada condómino”, defende a associação.

De acordo com a lei em vigor, todas as despesas referentes ao condomínio, nomeadamente, obras de manutenção, como pintar a fachada ou reparar o portão da garagem, não podem ser deduzidas no IRS.

No entanto, nos casos em que os condóminos auferiram algum rendimento proveniente do condomínio (por exemplo, pela instalação de uma antena de telecomunicações no telhado), a sua quota-parte tem de ser obrigatoriamente declarada no anexo F da declaração de IRS.

Por considerar a legislação “incoerente”, a Deco vai recorrer ao Ministério das Finanças e aos grupos parlamentares para que introduzam alterações na lei.

Fonte: Lusa

Comentários fechados em Candidaturas ao programa Porta 65 aumentam 20% em dezembro

Candidaturas ao programa Porta 65 aumentam 20% em dezembro

| Geral | 14/01/2016

O programa de apoio ao arrendamento jovem Porta 65 registou 4.507 candidaturas na fase de dezembro de 2015, representando um aumento de 20% face ao período homólogo de 2014, informou hoje o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

Segundo a informação ‘online’ do IHRU, “é nos grandes centros urbanos que se regista o maior número de candidaturas”, sendo o município de Lisboa a encabeçar o topo da lista, com 466 candidaturas, seguindo-se Vila Nova de Gaia (259 candidaturas), Porto (238), Sintra (203) e Braga (147).

Por tipo de agregado familiar, das 4.507 candidaturas submetidas, 2.669 são de jovens isolados, 1.716 de jovens casais e 122 de jovens em coabitação, de acordo com dados divulgados pelo IHRU.

Em relação à tipologia das habitações, a maioria dos pedidos de apoio ao arrendamento são para casas T2, com um registo de 2.465 candidaturas, seguindo-se os T1, com 1.652 candidaturas submetidas.

As habitações com menos candidaturas de apoio ao arrendamento são de tipologia T4, com três candidaturas submetidas, seguindo-se os T0 (176 candidaturas) e os T3 (211).

No período de candidaturas de dezembro de 2015, que decorreu entre 16 de dezembro e quarta-feira, foram “submetidas 4.507 candidaturas, o que representa um aumento de 20% no número de candidaturas face ao período homólogo de 2014, e 40% face ao mesmo período de 2013”, referiu o IHRU.

De acordo com informação do IHRU, no período de candidaturas de dezembro de 2014, foram registadas 2.865 candidaturas, das quais 1.274 obtiveram subvenção.

As candidaturas submetidas no período de dezembro de 2015 vão ser ainda apreciadas pelo IHRU, “atendendo à dimensão e composição do agregado, proporcionalidade da taxa de esforço, rendimento mensal, proporcionalidade da renda e situação financeira dos ascendentes”.

Lançado em 2007, o programa de apoio ao arrendamento jovem Porta 65 consiste na atribuição de uma percentagem do valor da renda como subvenção mensal, tendo como beneficiários jovens com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 30 anos. As candidaturas que englobem menores e pessoas com deficiência e que se encontrem em localizações especiais são beneficiadas.

Fonte: Lusa

Comentários fechados em Entraram ontém em vigor as novas regras para arrendamento

Entraram ontém em vigor as novas regras para arrendamento

| Geral | 16/07/2013

Entrou ontém, dia 15 de Julho, em vigor a portaria que regula as novas regras para arrendamento.

A lei entrou em vigor no final do ano passado, mas só agora, depois de o documento ter sido disponibilizado no portal das Finanças, é que os inquilinos com baixos rendimentos podem verdadeiramente começar a prová-lo.

Romão Lavadinho, presidente da Associação de Inquilinos Lisbonenses, garante que já são mais de 40 mil os pedidos de certificação de carência económica, para atenuar o aumento das rendas.

Oficialmente designado de declaração do “rendimento anual bruto corrigido” o documento, que pode agora ser apresentado em mão, em qualquer serviço de Finanças define a actualização do valor da renda e caso fique provado, os tetos máximos para cada actualização.

Mesmo com a nova regulamentação em vigor há ainda dúvidas sobre o cálculo do rendimento dos agregados. Romão Lavadinho lembra por exemplo, que o cálculo do IRS não deve incluir quem não tem direitos futuros sobre o arrendamento.

Comentários fechados em 1600 imóveis no mercado social de arrendamento

1600 imóveis no mercado social de arrendamento

| Geral | 12/06/2013

O ministro da Solidariedade e da Segurança Social anunciou esta terça-feira que o mercado social de arrendamento conta já com cerca de 1600 imóveis e cerca de 600 famílias a beneficiarem de “arrendamento a preços significativamente mais baixos”.

O mercado social de arrendamento é uma das medidas inseridas no Programa de Emergência Social (PES), anunciado em 2011, que engloba um grupo de imóveis que são colocados no mercado de arrendamento com rendas pelo menos 30% abaixo do valor de mercado, de acordo com o local onde se inserem.

O ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares, apresentou, na Comissão de Segurança Social e Trabalho, onde está a ser ouvido, um balanço que realizou com os representantes do setor social sobre a “realidade social do país”, denominado “Carta comum de balanço e compromisso”.

Nos dois últimos anos foram atualizados os acordos de cooperação com que o Estado comparticipa a resposta social, tendo, nestes dois anos, representando um aumento de 2,6% – lembrou o ministro -, o que representa mais 30 milhões de euros de investimento.

Fonte: jn.pt

Comentários fechados em Programa Porta 65 registou mais de 5.700 candidaturas entre Abril e Maio

Programa Porta 65 registou mais de 5.700 candidaturas entre Abril e Maio

| Geral | 04/06/2013

O programa de apoio a arrendamento jovem Porta 65 recebeu 5.770 candidaturas entre 23 de Abril e 23 de Maio, encontrando-se neste momento a decorrer a análise destes processos, segundo o instituto da habitação e reabilitação urbana (IHRU).

De acordo com o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), 3.343 candidaturas estavam associadas a casas T2, 1836 a T1 e 398 a T3. Quanto ao agregado familiar, houve 3.225 candidaturas de pessoas isoladas, 2.407 de jovens casais e 138 de jovens em coabitação.

Lisboa foi o município que registou maior adesão (511 candidaturas), seguindo-se Vila Nova de Gaia (306), Sintra (277) e Porto (261).

Em meados de Março, as contas neste programa mostravam que as aprovações das candidaturas se mantiveram nos 22% na fase entre Dezembro e Janeiro.

O IHRU divulgou que, das 2.950 candidaturas submetidas entre 18 de Dezembro de 2012 e 10 de Janeiro de 2013, foram aprovadas 651.

Fonte: Economico.sapo.pt

Comentários fechados em Até final de Junho, Lisboa vai abrir candidaturas para subsídios de arrendamento

Até final de Junho, Lisboa vai abrir candidaturas para subsídios de arrendamento

| Geral | 27/05/2013

A vereadora da Habitação da Câmara de Lisboa, Helena Roseta, anunciou hoje que as candidaturas para a atribuição de subsídios de arrendamento aos inquilinos em dificuldades económicas na capital abrem até ao final de Junho.

A proposta, que se encontra agora pendente de aprovação da Assembleia Municipal, foi já discutida em reunião de Câmara na passada quarta-feira, e foi aprovada com uma abstenção do PCP.
Em declarações aos jornalistas, Helena Roseta explicou que este subsídio foi criado para responder ao “vazio que se gerou em matéria de subsídio de renda com a última atualização da lei”, e que se dirige “a famílias com rendimentos médios ou baixos”.

Segundo o regulamento do novo subsídio, podem beneficiar também deste apoio munícipes cuja habitação tenha sido penhorada pela Autoridade Tributária, que não estejam a conseguir pagar empréstimos ou que um dos membros do agregado se encontre desempregado.

O subsídio apoia um terço do valor da renda da casa, até aos limites máximos fixados para o Porta 65 Jovem: “São valores um bocadinho abaixo dos valores de mercado, são razoáveis”, disse a vereadora.

As inscrições vão poder ser feitas pela internet ou nos balcões da autarquia de Lisboa. O apoio será dado por 12 meses, mas é reavaliado a cada 6 meses.

Fonte: Rádio Renascença

Comentários fechados em Alojamento turístico em alta

Alojamento turístico em alta

| Geral | 19/04/2013

Numa altura particularmente difícil para o sector imobiliário, há que aproveitar todas as oportunidades.
Lisboa foi recentemente destacada como a segunda melhor cidade da Europa para visitar pelo European Best Destinations 2013. Também o Porto também já tinha sido escolhido como melhor destino europeu de 2012, pela European Consumers Choice. Consequencia directa de ambas as notícias é o aumento de visitantes estrangeiros, e o sector imobiliário já se apercebeu disso, adequando a oferta para responder à procura, que não se fica pelo alojamento em hoteis. Cada vez mais são procurados outros tipos de alojamento, como por exemplo os hostels. Também os hotéis de charme são hipóteses cada vez mais consumadas, mas ainda existe o alojamento turístico. Este último tem vindo a crescer nos últimos anos e a isso estão associados dois factores: o aumento da procura por parte dos turistas e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de negócio para quem tem edifícios ou apartamentos nos centros históricos das principais cidades.

As cidades do Porto e Lisboa são as que reúnem maior oferta. Em termos de regiões, o top 3 da procura é composto pelo Algarve, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo. Existem regiões em pleno boom no que respeita à procura, como é o caso da região Norte-Douro, com um crescimento de 43%, e a região do Alentejo, que conta com uma procura a rondar os 41%. A Madeira também apresenta um forte crescimento, de 44% na procura.

Regra geral, os turistas – principalmente franceses, ingleses e espanhóis – optam por escolher alojamentos espaçosos, com capacidade para seis a dez pessoas. Dessa forma, conseguem ficar com a família ou um grupo de amigos, fazendo refeições em casa com produtos locais, permitindo assim reduzir as despesas.

Comentários fechados em Mais de 300 procedimentos de despejo no 1º mês do balcão nacional de arrendamento

Mais de 300 procedimentos de despejo no 1º mês do balcão nacional de arrendamento

| Geral | 12/02/2013

O Balcão Nacional de Arrendamento (BNA), que começou a funcionar dia 11 de Janeiro, já recebeu mais de 320 procedimentos de despejo até dia 07 de Fevereiro, com uma média de 11 procedimentos por dia na nova estrutura a que os proprietários de prédios arrendados passaram a ter de recorrer para conseguir o despejo de inquilinos incumpridores.

De acordo com o jornal de negócios, que se apoia em dados fornecidos pelo ministério da justiça, os processos em causa dizem respeito a situações de inquilinos com rendas em atraso, sendo que também podem estar incluídos, por exemplo, casos de imóveis que precisem de obras de fundo e cujos inquilinos se recusem a sair.

Apesar da nova lei das rendas ter entrado em vigor a 12 de Novembro do ano passado, o BNA, apenas começou a funcionar já este ano, a 11 de Janeiro. Este balcão que funciona de forma electrónica e visa retirar dos tribunais e acelerar os procedimentos de despejo recebeu já 323 procedimentos, dos quais 212 foram através de mandatário, sendo que 88 requerimentos foram recusados, algo que pode acontecer por não estarem reunidas as condições para o despejo.

Fonte: Jornal de Negócios

 

Comentários fechados em Mercado de arrendamento continua a crescer

Mercado de arrendamento continua a crescer

| Geral | 29/01/2013

O mercado de arrendamento para habitação voltou a crescer em Dezembro depois do abrandamento do mês anterior. Já as vendas continuam em queda.

Depois dos sinais de abrandamento em Novembro, o mercado de arrendamento habitacional português voltou a crescer em Dezembro, revela o último Portuguese Housing Market Survey.

O estudo sublinha que também as expectativas em relação às transacções apresentaram uma recuperação em Dezembro, depois do abrandamento no mês anterior.

Já o valor das rendas continuou o seu percurso de descida e as expectativas em relação à sua evolução também não são positivas, embora tenham apresentado uma ligeira recuperação face a Novembro.

Segundo o relatório, esta situação pode ser reflexo de um excesso de oferta, sem desdenhar as limitações no rendimento disponível das famílias.

No mercado de compra e venda, Dezembro voltou a confirmar o enfraquecimento, com uma nova compressão dos preços e do número de transacções, embora agora a um ritmo mais lento.

O valor das rendas continuou o seu percurso de descida e as expectativas em relação à sua evolução também não são positivas.

Fonte: Dinheiro Vivo

Página 1 de 111234567891011

    Publicidade

    Notícias mais recentes

    • Deco quer que despesas de condomínio pas...

      por em 15/01/2016 - Comentários fechados em Deco quer que despesas de condomínio passem a ser dedutíveis no IRS

      A Deco vai apresentar uma reivindicação junto do Ministério das Finanças e dos grupos parlamentares para que os contribuintes possam deduzir no IRS as despesas ...

    • Candidaturas ao programa Porta 65 aument...

      por em 14/01/2016 - Comentários fechados em Candidaturas ao programa Porta 65 aumentam 20% em dezembro

      O programa de apoio ao arrendamento jovem Porta 65 registou 4.507 candidaturas na fase de dezembro de 2015, representando um aumento de 20% face ao período homó...

    • Entraram ontém em vigor as novas regras ...

      por em 16/07/2013 - Comentários fechados em Entraram ontém em vigor as novas regras para arrendamento

      Entrou ontém, dia 15 de Julho, em vigor a portaria que regula as novas regras para arrendamento.A lei entrou em vigor no final do ano passado, mas só...

    • 1600 imóveis no mercado social de arrend...

      por em 12/06/2013 - Comentários fechados em 1600 imóveis no mercado social de arrendamento

      O ministro da Solidariedade e da Segurança Social anunciou esta terça-feira que o mercado social de arrendamento conta já com cerca de 1600 imóveis e cerca de 6...

    • Programa Porta 65 registou mais de 5.700...

      por em 04/06/2013 - Comentários fechados em Programa Porta 65 registou mais de 5.700 candidaturas entre Abril e Maio

      O programa de apoio a arrendamento jovem Porta 65 recebeu 5.770 candidaturas entre 23 de Abril e 23 de Maio, encontrando-se neste momento a decorrer a análise d...